Sustentável na Prática
Resumo:
A produção de alimentos orgânicos no Brasil vem se consolidando no Brasil, já contamos com 17 mil propriedades certificadas, a maioria de pequenos produtores. Além de ser um alimento saudável, consumir orgânicos auxilia a manter e incentivar a produção local, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
O que são alimentos orgânicos?
Considera-se produto da agricultura orgânica ou produto orgânico, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local, seja ele in natura ou processado, .
O que é um sistema orgânico?
Um sistema orgânico é aquele que por meio de técnicas específicas, com otimização dos recursos naturais e socioeconômicos, com respeito à integridade cultural das comunidades rurais, objetivando a sustentabilidade econômica e ecológica, empregando métodos culturais, biológicos e mecânicos, sem uso de materiais sintéticos, organismos geneticamente modificados, radiações ionizantes.
Qual a diferença entre produtos de produção orgânica e os tradicionais?
Para ser considerado um alimento orgânico o alimento deve ser produzido em um sistema orgânico, o que significa que devem ser seguidas uma série de regras, sem uso de materiais sintético, como agrotóxicos, organismos geneticamente modificados ou radiações ionizantes, isso implica na produção de um alimento com maior segurança alimentar para quem vai consumir.
Já nos produtos tradicionais são utilizados agrotóxicos, pesticidas entre outros produtos e técnicas, para aumentar a produção, em solos que já estão consideravelmente mais desgastados.
Como saber se um alimento é orgânico?
Os alimentos orgânicos possuem um selo que os identifica como orgânicos, é o selo SISORG, Sistema Brasileiros de Avaliação de Conformidade Orgânica, que é administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e controla a origem do produto e o processo produtivo.
Procure o selo abaixo nas embalagens, ele identifica os produtos orgânicos
Existe um Lei para regulamentar produtos orgânicos?
Sim, são duas normativas principais:
A Lei nº 10.831/2003, você pode acessar ela clicando aqui. Nesta lei você encontra: a definição de sistemas orgânicos, a finalidade dos sistemas orgânicos, o conceito de produtos orgânicos.
O Decreto nº 6323/2007, acesse aqui, que regulamenta a lei anterior.
Onde encontramos alimentos orgânicos?
Procure produtores locais em sua cidade para encontrar alimentos orgânicos além de ter acesso a alimentos de qualidade e mais frescos você auxilia a fomentar a produção e o comércio local, normalmente você encontra esses produtos em feiras do produtor ou por iniciativas locais, com entrega de cestas semanais.
O Greenpeace disponibiliza uma lista com produtores agroecológicos por região, acesse a lista aqui, você também pode encontrar produtores no site Consciente orgânico.
E se você souber de mais iniciativas locais, entre em contato conosco, vamos divulgar!
Os produtos orgânicos também estão disponíveis nas redes de supermercados, e na internet em sites como:
Ingredientes on-line (seção de orgânicos)
Mercado Livre – Viva orgânicos
Quer saber mais sobre alimentos orgânicos?
Separamos alguns materiais e sites para você aprofundar seu conhecimento:
Para as crianças, ou para quem curte desenhos veja a Cartilha O Olho do Consumidor, ilustrada pelo cartunista Ziraldo, que foi desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Dois que sites que valem a pena consultar para saber sobre alimentos orgânicos é o site da Organis – https://organis.org.br/
Para saber sobre os benefícios dos alimentos orgânicos o post da Ingredientes on-line.
Lei da Agricultura orgânica: Lei 10.831/2003
Decreto nº 6.323/2007
Sebrae – Agricultura Orgânica: Cenário Brasileiro
Fontes:
Organis – https://organis.org.br/
O olho do consumidor – https://www.redezero.org/cartilha-produtos-organicos.pdf
Lei 10.831/2003 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.831.htm
Decreto nº 6.323/2007 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6323.htm
Ingredientes on-line: https://blog.ingredientesonline.com.br/alimentos-organicos-beneficios/